quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia mundial de combate à AIDS

Hoje é o dia mundial do combate ao HIV ( AIDS )... essa doença extremamente conhecida e também extremamente temida e também vista com extremo preconceito...


Muitas pessoas tem medo de fazer o exame com o receio de saber que são soro positivo, porém se faz necessário o conhecimento da mesma com o máximo de antecedência para que se possa ter um tratamento adequado.

Sabe-se que o HIV é uma doença infecto contagiosa, por esse motivo requer cuidados, por esse motivo o intuito desse artigo é falar um pouco mais à respeito da doença, para que as pessoas saibam que ninguém morre de AIDS, pois a mesma ataca o sistem imunológico fazendo com que o paciente venha à óbito por exemplo por um simples resfriado.

Existe ainda um preconceito à respeito da doença no que se refere ao convívio da pessoa contaminada com as demais.. ..a grande maioria ainda por falta de conhecimento não sabem que um abraço, um aperto de mão ou até mesmo o fato de usar o mesmo copo não transmite a doença, e aí se afasta fazendo com que o portador da doença se sinta excluido da sociedade e caia em uma depressão dificultando assim o seu tratamento...

Vejamos abaixo informações à respeito e fica aqui meu apelo à todos para respeitar essas pessoas e se colocar no lugar delas, afinal todos nós estamos sujeitos à passar por isso, e ninguém gosta de ser criticado, concordam?



O que é Aids

Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.

Transmissão:

- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;

- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;

- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;

- transfusão de sangue contaminado;

- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;

- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento:

Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

Fique sabendo:

A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Fontes:

Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.

Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Fede

Nenhum comentário:

Postar um comentário